RECURSOS PEDAGÓGICOS, BRINQUEDOS E JOGOS PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Eduardo José MANZINI[1]

SIAULYS, Mara de O. Campos. Brincar para todos. Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Especial, 2005, 152 p. Ilustrado.

O livro produzido pelo Ministério da Educação/Secretaria de Educação Especial é uma das obras primas na área de deficiência visual. Trata-se de um manual que apresenta brinquedos que podem ser facilmente construídos.

O manual tem uma estrutura básica: primeiramente descreve os materiais utilizados, medidas e forma para confecção do brinquedo e, após, descreve procedimentos pedagógicos e lúdicos que poderão ser utilizados a partir daquele brinquedo. Algumas páginas pautadas são deixadas para o leitor escrever suas próprias experiências e ‘’descobertas’’.

O livro é apresentado em linguagem simples o que permite uma boa compreensão pelo leitor: pais, profissionais e professores. A cada página, o leitor poderá encontrar fotos que exemplificam os brinquedos, bem como a ilustração do brinquedo em uso - concepção de designe gráfico que a Secretaria já vem adotando em outras publicações, como o Portal de Ajudas Técnicas, volume II, sobre comunicação alternativa.

O livro escrito por Mara de O. Campos Siaulys traz muitas informações que poderão ser utilizadas para a educação, lazer e ensino de crianças na faixa etária pré-escolar.

O projeto gráfico do livro foi muito bem cuidado: papel, fotos, e um colorido todo especial que torna o manual muito agradável para a leitura.

Sem dúvida, é um material que não deve faltar na mesa do professor que trabalha com crianças com deficiência visual.


[1] Professor do Departamento de Educação Especial - Unesp - Campus de Marília - manzini@marilia.unesp.br

Fim do Texto

Clique aqui para voltar para a página anterior