Inclusão: intenção e realidade Resenha

 

DEZ ANOS DA DECLARAÇÃO DE SALAMANCA: A INCLUSÃO EM FOCO

Eduardo José MANZINI[1]

OMOTE, Sadao (Org.) Inclusão: intenção e realidade. Marília: Fundepe, 2004. 211p.

 

Após dez anos da Declaração de Salamanca, qual avaliação podemos fazer sobre as mudanças ocorridas no atendimento a pessoas deficientes em diferentes setores da sociedade? Exatamente essa pergunta foi lançada para discussão durante a VII Jornada de Educação Especial, que ocorreu entre 4 a 7 de maio de 2004, promovida pelo Departamento de Educação Especial da Unesp, Marília. Para respondê-la, estiveram presentes vários profissionais reconhecidos da área de Educação e Educação Especial, do Brasil e de Portugal. Um dos resultados, de acesso público, é o livro Inclusão: intenção e realidade.

Doze capítulos compõem a obra, e o leitor poderá apreciar a discussão de oito temas:

ü      Políticas públicas

ü      Diferença e respeito à diversidade

ü      Escola e inclusão

ü      Formação de professores

ü      Trabalho e ergonomia

ü      Inclusão digital

ü      Formação de professores

ü      Abordagem interdisciplinar em Educação Especial.

Dentro do contexto de publicação, podemos ressaltar, primeiramente, que o livro, lançado no mesmo momento em que ocorria o evento, possibilitou, de imediato, a disseminação do conhecimento. Um segundo ponto de destaque foi a publicação em meio impresso e em meio digital. A publicação em meio digital veio garantir acessibilidade à informação para, por exemplo, pessoas cegas ou com baixa visão.

O cuidado com a acessibilidade, sob a responsabilidade do grupo de Pesquisa Deficiências Físicas e Sensoriais (CNPq/1997), esteve presente em toda a Jornada de Educação Especial: foram elaborados mapas em alto relevo, transcrição de texto para o braile, formatação de livro de resumos em meio digital, disponibilização de monitores para acompanhar pessoas cegas, dentre outros cuidados. O livro em meio digital foi uma das imagens do que ocorreu em termos de acessibilidade e contou com participação do Serviço de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão – SAEPE, setor da Unesp, Marília. Enfim, o livro publicado em meio impresso e digital é um bom exemplo e se afina muito bem com a expressão intenção e realidade.


[1] Departamento de Educação Especial da Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp - Campus de Marília -manzini@marilia.unep.br.

 

Fim do Texto

Clique aqui para voltar para a página anterior