AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E M CRIANÇAS C O M NECESSIDADES ESPECIAIS DECORRENTES D A DEFICIÊNCIA VISUAL: REVISÃO DA LITERATURA

ACQUISITION AND DEVELOPMENT OF THE LANGUAGE IN CHILDREN WITH VISUAL IMPAIRMENTS: REVIEW OF RESEARCH

Jáima Pinheiro de OLIVEIRA

Susi Lippi MARQUES

RESUMO: o objetivo deste artigo foi efetuar uma revisão da literatura acerca das principais investigações conduzidas sobre o tema aquisição e desenvolvimento da linguagem realizadas com crianças portadoras de deficiência visual. Apreendeu-se que nas décadas de 80 e 90 as pesquisas foram expressivas, porém, em função de problemas metodológicos e da impossibilidade de generalização de resultados deram origem a controvérsias que persistem até o presente momento. No âmbito nacional poucos estudos abordam o tema de modo específico, isto é, o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem na referida população. Embora exista uma vasta literatura estrangeira a respeito do assunto ainda é notória a necessidade de ampliação de pesquisas sobre o processo em questão, visando novas propostas de intervenção e programas educacionais especiais.

PALAVRAS-CHAVE: desenvolvimento da linguagem; deficiência visual; aquisição da linguagem; desenvolvimento infantil; educação especial.

Fim do Texto

Clique aqui para voltar para a página anterior