A Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial ABPEE – é uma associação voltada à pesquisa em Educação, Educação Especial e Saúde, sendo uma Sociedade Civil do Direito Privado, sem fins lucrativos e que tem por objetivo congregar pesquisadores, professores e estudantes da área de Educação Especial e ciências afins, no território nacional. Sua principal finalidade é promover e manter a Revista Brasileira de Educação Especial, além de promover e realizar discussões acerca do desenvolvimento cientifico sobre Educação Especial, participar junto à outras entidades de reuniões anuais, congressos e seminários. Além de promover e incentivar a pesquisa na área de Educação Especial e os temas relacionados à ela, estimular novas experiências e colaborar para o desenvolvimento da política educacional, em especial, da educação especial e inclusiva em âmbito nacional.
A Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial – ABPEE foi criada em 1993 por um grupo de pesquisadores, conhecidos hoje como Sócios Fundadores, durante o III Seminário de Educação que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro. A formação da associação partiu da preocupação desse grupo em criar um espaço que visava servir como veículo para integração entre pesquisadores, profissionais e professores das áreas de Educação, Educação Especial e Saúde.
Primeiramente lançaram então a Revista Brasileira de Educação Especial – RBEE, um ano antes de criarem a associação (1992), que tem como um de seus princípios fundamentais a manutenção da RBEE, sendo a revista o carro-chefe da associação e propõem dar suporte ao intercâmbio técnico-científico em Educação Especial e áreas afins. Publica artigos originais, principalmente de pesquisa, porém, abrindo espaço para ensaios, artigos de revisão e resenhas.
Para acessar o estatuto da ABPEE na íntegra clique aqui.